Ah a celulite… aqueles indesejados furinhos na pele que proporcionam pesadelos para a grande maioria das mulheres.
Tecnicamente conhecido como lipodistrofia ginóide, a celulite não é uma doença em si, mas uma característica secundária das mulheres. Considerado inicialmente como um problema estético, decorre inicialmente da retenção de líquido local, com dificuldade na drenagem linfática. É muito mais comum em mulheres do que em homens, graças aos hormônios femininos e agravados por fatores como pouca ingestão de líquidos, cigarro, ingestão de sal em excesso, sobrepeso e sedentarismo.
Com a progressão do inchaço local, ocorre a formação de áreas de fibrose, que dão o aspecto endurecido e de casca de laranja. Casos mais intensos podem ser associados a dor e sensação de peso nas pernas. Os locais mais comuns são coxas, nádegas e abdômen.
A celulite aparece mais em pessoas obesas ou com sobrepeso, porém também pode surgir em pessoas magras. Quanto menor for a elasticidade do tecido subcutâneo, menor é a quantidade de gordura que precisa se acumular para causar as ondulações. O acúmulo de líquidos e o modo com que a gordura se distribui no tecido também influenciam no aparecimento destas irregularidades.
Os graus de celulite são avaliados por meio da “Cellulite Severity Scale”, um método desenvolvido por dermatologistas que avalia a celulite de forma mais objetiva, sendo diferenciados em Grau 1, Grau 2 e Grau 3 , dependendo do número e profundidades das depressões, presença de flacidez e aspecto da pele. E dependendo do grau do problema será o tratamento indicado.
Um fator importante a ser lembrado, é que o tratamento da celulite não é único. É essencial a adoção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos aeróbicos e uma dieta regrada. Atualmente dispomos de diversas ferramentas para tratar e alisar a pele.
Conheça alguns dos principais TRATAMENTOS:
– Massagem modeladora: Valendo – se de uma técnica manual de drenagem linfática, porem de maneira intensa e vigorosa, há redução importante do inchaço, com melhora no aspecto local imediato.
***
– Criofrequência: Esta poderosa máquina tem uma ponteira ultracongelada, que esfria a epiderme a menos 10graus C, provocando a contração imediata das fibras de colágeno, o que garante o efeito lifting no corpo. Já o calor da Radiofrequência atinge a pele, eleva a temperatura, retrai o colágeno existente e estimula a formação de novas fibras elásticas a médio prazo , com melhora na textura da pele e redução das depressões.
***
– Sculptra: É um medicamento injetável que tem a capacidade de estimular vigorosamente a formação de colágeno.
***
– Subcisão: Casos intensos, onde há depressão importante da pele, utilizamos uma técnica cirúrgica conhecida como Subcisão. Com a anestesia local, o dermatologista consegue romper as áreas de fibrose, elevando a pele e promovendo a formação de colágeno na região.
Gostou? Qualquer dúvida entre em contato: facebook.com/institutopontello