Imagem Reprodução
Uma das queixas mais comuns no consultório são as famigeradas espinhas. Elas ocorrem em mais de 80% dos adolescentes e muitas vezes podem permanecer até a vida adulta. Alguns cuidados ajudam a evitar sua piora, ou mesmo seu aparecimento.
1- Lave seu rosto duas vezes ao dia e após suar! A transpiração, principalmente quando estamos com chapéu ou boné, pode levar a piora das espinhas. Portanto, lave sua pele o mais rápido possível após suar!
2- Utilize sabonete esfoliante, mas de maneira suave. Evite utilizar buchas, esponjas ou qualquer coisa muito agressiva. Isso só irá irritar mais ainda as espinhas.
3- Não cutuque!!! Essa é uma regra fundamental. Quando você aperta as espinhas, elas se tornam feridas, que levam mais tempo para sarar e tendem a formar cicatrizes.
4- Utilize xampu todos os dias. Se você tem os cabelos oleosos, lave-os com xampu diariamente.
5- Mantenha as mãos longe do rosto. Ficar passando as mãos no rosto várias vezes ao dia tende a aumentar a oleosidade e piorar as espinhas.
6- Fuja do sol e do bronzeamento artificial. O sol tende a danificar a pele, e além disso, alguns medicamentos utilizados no tratamento das espinhas deixam a pele muito sensível a radiação ultravioleta (UV), encontrada na radiação.
7- Evite lavar o rosto mais que três vezes ao dia, pois estimula a glândula sebácea a produzir mais sebo, aumentando a oleosidade da pele.
8- Não use substâncias que contenham vitamina B – muito comum em comprimidos para malhar – pois ativam a glândula sebácea. Além disso, evite suplementos como whey protein, que podem agravar as espinhas.
Se ainda assim suas espinhas permanecerem, procure um dermatologista e comece o quanto antes seu tratamento. Quanto antes começar, mais cedo você conseguirá aquela pele lisinha!!
Gostou? Qualquer dúvida entre em contato: facebook.com/institutopontello