Qual é a melhor maneira para manter as unhas fortes, brilhantes e saudáveis? | Por Dr Rubens Pontello Jr

Reprodução

escolher-cor-esmalte-650x350

Olá pessoal,

indo a manicure, podóloga ou por conta própria, cada mulher tem uma maneira de cuidar das unhas.

Mas, qual é a melhor maneira para manter as unhas fortes, brilhantes e saudáveis? 

 

Reprodução

como-montar-um-kit-para-fazer-as-unhas
Antes de falar das unhas propriamente ditas, vamos falar dos materiais utilizados pelas profissionais que trabalham nas suas unhas. O ideal é ter seu próprio kit para cuidado das unhas – contendo alicate de cutícula, lixas, espátulas e tudo que for necessário – evitando assim utilizar o material comum dos salões.

Apesar de existirem métodos eficazes para descontaminação desse material ( como a autoclave, por exemplo ), ainda é comum o uso, em muito salões, de pequenos fornos que não servem para este fim. E este material, limpo de maneira inadequada, pode transmitir doenças graves, como hepatite B e hepatite C, ou doenças nas unhas, como as micoses.

 

Reprodução

Você-sabe-o-que-pode-ser-evitado-nos-esmaltes-02

 

Outro cuidado importante, é evitar compartilhar o esmalte. Isso mesmo, o esmalte! Por conter diversas substâncias químicas, como estabilizantes, corantes e conservantes, acreditava – se que o esmalte fosse um ambiente hostil para os fungos. No entanto, estudo recente demonstrou que toda essa química não é capaz de acabar com os fungos! Os esmaltes são compartilhados por várias clientes e se algumas delas tiverem micose, o fungo que causa a mesma, pode sim, ser transmitido de uma cliente à outra.

 

Reprodução

diferentes-produtos-cuidar-das-cuticulas

Outro ponto importante diz respeito as cutículas. Habitualmente, muitas mulheres optam por retira – las, para obter melhor acabamento. No entanto, as cutículas não existem por acaso. Elas servem para a proteção e manutenção do crescimento sadio da unha. A retirada da cutícula pode levar a unhas com alteração no crescimento ( aspecto ondulado ou pontos brancos ) e mesmo infecção no local. Ao invés de retirar a cutícula, uma boa saída é hidratar ( com a utilização de cremes ou pomadas ) e empurrar levemente a cutícula, permitindo um bom acabamento e unhas sadias.

Além disso, evite o uso diário de esmalte. Reserve dois dias na semana para ficar sem esmalte e hidratar a unhas. Isso evita o ressecamento excessivo e a descamação das unhas.

 
Alguma dúvida? Quer sugerir um tema para discussão? Entre em contato:

 Boa semana!

 

Dr Rubens Pontello Jr

 

Gostou? Qualquer dúvida entre em contato: facebook.com/institutopontello

www.institutopontello.com.br

Por Laís Santos

Fotógrafa, escritora, apaixonada, sonhadora, menina, mulher. 26 anos, mas às vezes tenho 10, taurina, teimosa e muito dorminhoca. Sou apaixonada por estrelas, lua e natureza. Gosto de filmes e seriados em dias de chuva e frio, com pipoca e chocolate quente. Viciada em Makeup e Moda. Sinto-me sempre disposta a sonhar um pouco mais. Gosto de música, viagens, gordices e muita diversão, sou paciente e ansiosa, realista e sonhadora, sensata e louca. E aqui espero compartilhar com vocês, o melhor de mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *