O que é proteína? | Por Ana Lucia Borsari
Publicado dia: 12/maio/16 | Categoria: Destaques, Saúde | Autor: Laís Santos

proteinas21

 

Olá, Sou a Nutricionista Ana Lucia Borsari

e hoje vou falar um pouquinho sobre a proteína.

Pois, muita gente sempre fica na dúvida do que é a proteína ou em quais alimentos encontrá-la. Bom, a proteína é o nutriente mais abundante do nosso corpo. Ela é uma macromolécula, assim como o carboidrato (citado no post anterior), ou seja, é uma molécula grande formada por vários aminoácidos, então são os aminoácidos que formam as proteínas. E esses aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo nosso corpo, enquanto os aminoácidos essenciais não são fabricados em nosso organismo, portanto precisamos ingerir alimentos fontes de proteínas para que possamos obter esses aminoácidos essenciais. As proteínas são tidas como construtoras, pois são as responsáveis pela construção de células, formação de tecidos, produção de anticorpos, entre outras funções.

Em outras palavras, costumo dizer que elas são os “tijolinhos” do nosso corpo, pois são elas que formam nossa pele, unhas, cabelo, tecidos (por exemplo: o músculo), órgãos, ela faz parte do nosso sistema imunológico pois os anticorpos são feitos de proteínas, e ainda os aminoácidos transportam nutrientes e oxigênio na nossa corrente sanguínea.

Então ela é muuuito importante para o nosso corpo! Suas fontes são divididas em 2 tipos:

♥ Animal, exemplos: carnes, peixes, frango, ovos, leite e derivados.

♥ Vegetal, exemplos: vegetais verde escuro, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, quinoa, nozes, castanha, soja, tofu, entre outros.

As de origem animal fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, é uma proteína completa, porque ela contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas. Já as de origem vegetal, são de baixo valor biológico, pois têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais.

O ideal é consumir as duas fontes em quantidades adequadas para atender as necessidades diárias. As proteínas de origem animal possuem a desvantagem de serem pobre em fibras e ricas em gorduras nocivas, sendo seu excesso na maioria das vezes associado á doenças.

Já as proteínas de origem vegetal, são ricos em carboidratos, vitaminas, fibras, e não possuem gorduras nocivas. Então o equilíbrio é a palavra chave!

Uma curiosidade é que cada grama de proteína fornece 4 calorias ao nosso organismo, assim como o carboidrato, então se consumida em excesso também acumula-se em gordura, mas na quantidade certa elas não te fazem mal

Lembre-se que a melhor pessoa para montar uma dieta é o nutricionista!

Não coma pelo seu peso, coma pela sua saúde!

Ana Lucia

Gostou? Qualquer dúvida entre em contato: analucia_borsari@hotmail.com

Facebook: Ana Lucia Borsari

CRN: 10262/P

0
Comentários

Envie um comentário:

Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
* não será publicado
Seu blog/site


Mensagem