Dicas de hábitos saudáveis | Por Ana Lucia Borsari
Publicado dia: 23/mar/16 | Categoria: Destaques, Saúde | Autor: Laís Santos

1

Olá,
Eu sou a nutricionista Ana Lucia Borsari e hoje vou dar algumas dicas para vocês de como ter uma alimentação mais saudável.
E como ontem foi dia 22 de Março, o dia mundial da água, nada mais justo que começar falando sobre ela… Então, minha primeira dica é beba bastante água! Mas como saber a quantidade recomendada de água para mim? Simples, faça uma continha: 30ml de água x seu peso, que resultará na quantidade total de água que você necessita por dia.  A água junto com o oxigênio é o elemento mais importante para a manutenção de nossas vidas. Ela tem papel importante na digestão, absorção, circulação e excreção. Para nosso intestino funcionar bem ele precisa de bastante água e para excretar a gordura também precisamos da água. Afinal eliminamos água pelo suor, urina e fezes e junto com ela podemos eliminar nossas gordurinhas. Mas precisamos repor essa quantidade que perdemos para manter a saúde do organismo… Estabeleça uma meta para que consiga beber a quantidade de água recomendada todos os dias e para facilitar carregue sempre uma garrafinha de água com você.

beber-água

A segunda dica é reduzir a quantidade de açúcar do seu cardápio, não só o açúcar que adicionamos nos sucos, cafés e chás, por exemplo, mas também aquele que é encontrado nos alimentos industrializados, como biscoitos, bolachas, molhos, pães, refrigerantes, sucos. Pois, esses alimentos ricos em açúcar causam picos de glicemia, ou seja, o aumento rápido de açúcar no sangue seguido por uma queda brusca, e um dos malefícios desse pico é o alerta no nosso cérebro para consumir cada vez mais e mais açúcar.

Açúcar-600x400

A terceira dica é cuidado com o tipo de gordura que você consome. Nosso organismo necessita sim de gorduras, mas as que chamamos de “boas”, que ajudam na absorção de algumas vitaminas, na produção de hormônios, protegem e isolam órgãos e tecidos e também promovem a saciedade. Então
prefira as gorduras das frutas, castanhas, sementes e peixes. E cuidado com os alimentos zero gordura, pois a maioria possui uma maior quantidade de açúcar, então fique de olho nos rótulos dos alimentos!

WICKBOLD_0007_15_POST_01-01_15

A quarta dica é consuma sempre alimentos ricos em proteína, como os peixes, as carnes, os ovos, leite e derivados, leguminosas e alguns vegetais. Pois, a proteína além de promover a construção e manutenção dos nossos tecidos e músculos, promove a saciedade.

Nutrientes-Bons-para-o-Cérebro

 

A quinta dica é consuma mais alimentos integrais, como arroz integral, aveia em flocos, trigo integral, entre outros. Eles nos mantem longe do pico de glicemia e suas fibras ajudam o corpo a eliminar o que não nos serve mais, melhorando o trabalho do intestino e trazendo melhorias para todo nosso corpo.

T-Alimentos-Integrais2

A sexta dica é que você não pode se esquecer das frutas e vegetais, que são fontes de vitaminas e minerais vitais e ricos em fibras, que promovem e sustentam a saúde, prevenindo desequilíbrios do corpo e doenças.

Como-Higienizar-Frutas-e-Vegetais-blog-da-mimis-michelle-franzoni-destaque-702x336Por fim, precisamos garantir que todos nutrientes bons que ingerimos estão mesmo chegando a nossas células, então o que você precisa fazer é mastigar devagar, comer com calma, ter uma boa digestão e um bom funcionamento do intestino. Coma de 3 em 3 horas, não ultrapasse muito desse tempo sem se alimentar, para conseguir manter seu organismo com energia e acelerado, portanto, divida seu dia com mais refeições e em pequenos volumes.

 

Não coma pelo seu peso, coma pela sua saúde!

Ana Lucia

Gostou? Qualquer dúvida entre em contato: analucia_borsari@hotmail.com

Facebook: Ana Lucia Borsari

CRN: 10262/P

0
Comentários

Envie um comentário:

Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
* não será publicado
Seu blog/site


Mensagem